Veneza no Inverno – Utilidade pública

Algumas informações sobre essa época em Veneza fora bem difíceis de achar, por isso compartilho a minha experiência para facilitar um pouquinho quem pretende passar o final de ano pela bela ilha.

AQUA ALTA

Minha maior preocupação. Soube depois que a aqua alta acontece no período da manhã, há sirenes que avisam que a água vai subir. Nem sempre é o caso de usar botas, mas todos os hotéis, inclusive o meu que era bem simples, oferecem galochas compridas e guarda-chuvas. Na Piazza San Marco são colocadas plataformas para que os turistas possam fazer seus passeios. Essas plataformas também são colocadas nas ruas de acesso principal. Pelo que entendi, a não ser que a água seja exagerada, a vida continua normalmente. Demos sorte e fora algumas poças na Piazza, que está perceptivelmente afundando, não tivemos nenhum inconveniente.

CHEIROS

Durante o inverno, não senti absolutamente nenhum cheiro. Nem de mar.

LIMPEZA

Veneza é muito limpa. Eu tinha medo de encontrar lixo, ratos, etc. Mas é tudo muito bem cuidado. Há muitos cachorros praticamente um em cada porta, então é bom olhar de vez em quando para baixo.

TRANSPORTE

Apesar de ser Natal, tudo funcionava normalmente. O Ali Laguna (transporte do aeroporto até a ilha), taxis, etc.

ALIMENTAÇAO

Na noite de Natal muitos restaurantes estão fechados. Tivemos que comer na rua do hotel, que é uma das principais, então a conta foi meio salgada. Nos demais dias, vida normal. No inverno tem barraquinhas que vendem vinho quente e outras comidinhas de rua, que saem bem em conta. Também há restaurantes mais econômicos, normalmente fora do caminho entre a Piazza e a Ponte Rialto. Eles tem uam forma de encarecer a conta, que é a de cobrar o serviço, o “coperto”, a mesa, os pães…ou seja, anunciam que a pizza custa 8 euros e no final a conta sai por 45 euros. Atenção.

ORIENTAÇÃO

Andar em Veneza não é fácil, mas é uma delícia. Achamos ótimo ter ficado do lado da Piazza porque as únicas placas que se lê o tempo todo são: Piazza San Marco e Ponte Rialto. Eu, sinceramente, não sei como fazem as pessoas que ficam hospedados em outro lugar porque é muito fácil perder-se 😀

A melhor forma de conhecer Veneza é andar e navegar pelos seus canais.

CLIMA

Chegamos em Veneza com 1o C. Frio tolerável e sem chuva, uma garoa que aparecia de repente e ia embora rapidinho também.

PREÇOS

Veneza é cara. Mas sabendo buscar pode-se economizar. Principalmente na hospedagem e na alimentação. Até porque o restante é praticamente de graça. Olhar e caminhar.

DICA FINAL

Dê um jeito e fique em Veneza Ilha. Não aceite de jeito nenhum ficar em Veneza Mestre. Amanhecer e anoitecer na ilha sem os milhares de turistas serão o ponto alto da sua viagem.

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: