Archive for março \05\UTC 2016

Dicas Paris no inverno

05/03/2016

1 – Não economize nas luvas. As que usamos aqui não servem. Se tiver dúvida, compre por lá. Saia sempre com elas, mesmo que pareça que não vai usar. Cachecol e gorro são essenciais também.

2 – Os sapatos devem ter solados que isolem a temperatura baixa. Pés gelados estragam as caminhadas. Eu levei botas da Timberland e usava meias de trekking, um pouco mais grossas que as normais. Botas com pelo interno e meias térmicas também são interessantes. Tudo depende do seu frio. Aconselho sair daqui do Brasil com seu kit bota/meias. Não dá pra arriscar não achar por lá e perde-se muito tempo procurando.

3 – Levei uma jaqueta mais pesada que já tinha de uma viagem anterior ao Chile. Mas queria algo mais leve e moderno, como as doudounes, que agasalham muito bem e são leves. Uma doudoune custa até 500 euros, mas eu comprei uma similar na Uniqlo por 40 euros, na época uns R$ 100,00. A grande vantagem desse tipo de jaqueta é que vc não precisa fazer o look cebola. Eu saia de camiseta e a doudoune genérica por cima. Explico: qualquer lugar fechado é climatizado, ou seja, super quente. Então é um tira-e-põe o dia inteiro. Imaginem carregar 4 blusas cada vez que vc entra num lugar fechado… Eu preferi comprar a minha jaqueta por lá porque era mais barato além de ser mais adequado ao clima deles.

4 – Jaquetas jeans e lenços, no inverno europeu, são totalmente dispensáveis. A não ser que sua jaqueta seja super forrada.

5 – Em Paris, como os parisienses. Use os cafés. Não espere virar picolé para decidir se aquecer. De vez em quando, escolha um deles, tome um café ou um conhaque, aprecie a paisagem e se aqueça.

6 – Ande com um protetor de lábios na bolsa. No meu caso, até a minha pálpebra rachou de tanto frio.

7 – Uma viagem, nessa época, pede um ritmo mais lento do que no verão. Vc terá menos horas de sol. Aproveite para dormir um pouco mais de manhã ou chegar mais cedo no hotel. Leve um vinho pro hotel e aproveite os queijos maravilhosos. Se for viciado em TV não esqueça que os canais estão todos em francês 🙂 Leve seu tablet, ajuda.

8 – Vc tirará menos fotos que no verão. Em compensação, as fotos serão lindas. Deixe a máquina ou o celular junto ao corpo, às vezes esses equipamentos travam quando o frio é extremo.

9 – Se nevar, aproveite. Tire muitas fotos. Mas não esqueça que a neve é molhada. Proteja os pés. E cuidado para não escorregar. Rapidamente vc vai aprender que existem vários tipos de neve rs.

10 – Antes de sair de qualquer lugar com aquecimento, faça todo o ritual de vestir todos os seus apetrechos. Outra coisa, lá o sol não significa calor.

 

 

Paris no Inverno

04/03/2016

Relato e fotos referentes a dezembro/2010.

Paris sempre será Paris. Não importa se é verão ou inverno. Mas cada viajante tem as suas preferências. Eu prefiro o verão. Mas o inverno tem seu charme e pra quem é viciado na cidade, como eu, vale a pena ir pelo menos uma vez, nesta estação.

132362_1758507643213_4560759_o

Champs Elysées e Arco do Triunfo

162763_1758514883394_6328310_n

Roda que nesta época fica na Place de la Concorde

163236_1758515723415_5711603_n

Champs à noite

166831_1758510003272_3931701_n

Decoração natalina na Printemps

167399_1758506563186_530953_n

Decoração natalina na Galeria Laffayette

34820_1758516403432_225088_n

Café Les deux Magots – St Germain

Pra quem nunca viveu em lugares frios, é tudo uma festa. Eu fui entre o Natal e o Reveillon, portanto a cidade estava repleta de turistas, que buscam inclusive, um lugar mais quente (!) que seus próprios países. As roupas e acessórios são incríveis e é uma diversão ficar sentado num dos cafés admirando os modelitos.

Em frente à Torre Eiffel instala-se uma feirinha de inverno, muito comum e típica da Europa nessa época. Lá podem-se encontrar quitutes e alguns acessórios de várias regiões. Dá vontade de comer tudo, as barracas são muito estruturadas e com aquele toque parisiense que deixa tudo charmoso.  Vi aqui uma pequena pista de esquí com neve artificial.

164008_1758505723165_6468235_n

Também vi na Champs Elysées a exposição das esculturas de gelo, custava 10 euros, mas infelizmente não fui. Também na mesma avenida, outra feirinha natalina bem extensa.

163238_1758511003297_7997004_n

feira natalina

167837_1758510123275_502040_n

feira natalina

168130_1758511123300_6609998_n

feira natalina

168177_1758511803317_3943404_n

feira natalina

168222_1758510403282_7716751_n

feira natalina

168681_1758511363306_5805813_n

antes que a moda chegasse por aqui


134558_1758515163401_4583690_o

Feirinha natalina na Champs Elysèes